Informações sobre hipertensão, causas, sintomas, prevenção e tratamento da hipertensão arterial, identificando os tipos de problemas associados.


Principais doenças associadas à Hipertensão Arterial

As principais doenças associadas à Hipertensão Arterial, e por ela causadas, são:
  • Acidente vascular cerebral;
  • Cardiopatia isquémica, incluindo angina de peito, o enfarte do miocárdio e a morte súbita;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Aneurisma dissecante da aorta;
  • Insuficiência renal.

Hipertensão arterial como fator de risco

A hipertensão arterial é um fator de risco para doença coronariana e fator de risco mais importante para acidente vascular cerebral, que motiva cerca de 50% dos acidentes vasculares cerebrais isquêmicos e aumenta o risco de acidente vascular cerebral hemorrágico.
Hipertensão tem reflexos nos vasos sanguíneos do seu corpo, causando-lhes entupimento ou enfraquecimento. A hipertensão pode levar a aterosclerose e estreitamento dos vasos sanguíneos, tornando-os mais susceptíveis de bloquear a partir de coágulos de sangue ou pedaços de material gordo, rompendo o revestimento a partir da parede do vaso sanguíneo. Danos às artérias também podem criar pontos fracos que se rompem facilmente ou manchas finas,  que podem resultar em aneurisma.
Hipertensão em pessoas com menos de 50 anos de idade está associada a um aumento do risco cardiovascular. Conforme você envelhece, sua pressão arterial sistólica torna-se o preditor mais importante do risco de doença cardiovascular.
Embora o aumento da pressão arterial faça parte do envelhecimento, a implementação de uma dieta saudável, atividade física regular e a manutenção de um peso saudável pode reduzir o risco de que isso aconteça.
O sal usado na dieta é um fator significativo no aumento da pressão arterial em pessoas com hipertensão e em algumas pessoas com pressão arterial normal. Se você já estiver com sobrepeso, em seguida, uma alta ingestão de sal aumenta o risco de doença cardiovascular.