Informações sobre hipertensão, causas, sintomas, prevenção e tratamento da hipertensão arterial, identificando os tipos de problemas associados.


Factores de risco de hipertensão arterial

A promoção da saúde e a prevenção de complicações baseadas na abordagem global dos fatores de risco modificáveis é fundamental. Os principais factores de risco de hipertensão arterial são:

Factores não modificáveis:

  • Hereditariedade: história familiar de Hipertensão Arterial.
  • Idade: o envelhecimento aumenta o risco do desenvolvimento da hipertensão em ambos os sexos. Estimativas globais sugerem taxas de hipertensão arterial mais elevadas para homens a partir dos 50 anos e para mulheres a partir dos 60 anos.
  • Raça: Nos Estados Unidos, estudos mostram que a raça negra é mais propensa à Hipertensão Arterial que a raça branca. No Brasil, não há essa evidência.

Factores modificáveis:

  • Sedentarismo: aumenta a incidência de hipertensão arterial. Indivíduos sedentários apresentam risco aproximado 30% maior de desenvolver hipertensão arterial em relação aos indivíduos ativos: a atividade física regular diminui a pressão arterial.
  • Tabagismo: o consumo de cigarros está associado ao aumento agudo da pressão arterial e ao maior risco de doenças cardiovasculares.
  • Excesso de sal: o sal pode desencadear, agravar e manter a hipertensão.
  • Bebida alcoólica: o uso abusivo de bebidas alcoólicas pode levar à hipertensão.
  • Peso: a obesidade está associada ao aumento dos níveis pressóricos.Ganho de peso e aumento da circunferência da cintura são índices prognósticos para hipertensão arterial, sendo a obesidade um importante indicador de risco cardiovascular aumentado.
  • Estresse: excesso de trabalho, angústia, preocupações e ansiedade podem ser responsáveis pela elevação aguda da pressão arterial.

Assuma o controle da sua Hipertensão

Você pode não conseguir fazer alguma coisa quando a sua hipertensão tem por base uma história familiar, idade, sexo ou raça, mas isso não significa que você tenha que ficar de braços cruzados e deixar que a sua saúde se deteriore. Se você está vivendo um estilo de vida que contribui para o risco de pressão arterial elevada, então altere-o. Implemente uma dieta saudável, mantenha um peso saudável, mantenha o diabetes sob controle, e promova muito exercício regularmente, já que a implementação de todas estas medidas irão ajudá-lo a diminuir as probabilidades de risco de hipertensão.