Informações sobre hipertensão, causas, sintomas, prevenção e tratamento da hipertensão arterial, identificando os tipos de problemas associados.


Diagnóstico de hipertensão arterial

O diagnóstico de hipertensão arterial é um ato médico que, baseado num procedimento relativamente simples, a medida da pressão arterial, envolve a grande responsabilidade de decidir se um paciente é normotenso ou hipertenso. As consequências de um diagnóstico errôneo são desastrosas. O diagnóstico de normotensão, num hipertenso, irá privá-lo dos benefícios do tratamento, ao passo que o de hipertensão, num normotenso, irá submetê-lo aos malefícios do tratamento desnecessário.
O diagnóstico em hipertensão arterial é baseado na anamnese, exame físico e exames complementares que auxiliam na realização do diagnóstico da doença propriamente dita, sua etiologia, grau de comprometimento de órgãos-alvo e na identificação dos fatores de risco cardiovascular associados.
O II Consenso Brasileiro de Hipertensão Arterial recomenda que a história clínica e exame físico do paciente hipertenso sigam as orientações clássicas destes procedimentos, mas sejam orientados para identificar:
  1. Anamnese;
  2. Exame físico;
  3. Exames Laboratoriais;
  4. Medida da Pressão Arterial.