Informações sobre hipertensão, causas, sintomas, prevenção e tratamento da hipertensão arterial, identificando os tipos de problemas associados.


Hipertensão

A hipertensão, ou pressão alta, existe quando a pressão, medida várias vezes em consultório médico, é igual ou superior a 140/90 mmHg. Isso acontece porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve.
Para entendermos melhor, podemos comparar o coração e os vasos a uma torneira aberta ligada a vários esguichos.
Ao fecharmos a ponta dos esguichos, a pressão irá subir.
Da mesma maneira, quando o coração bombeia o sangue e os vasos estão estreitados, a pressão dos vasos aumenta.
A pressão alta, ou hipertensão, é uma doença muito comum. que acomete uma em cada cinco pessoas. Entre os idosos, ela chega a atacar uma em cada duas pessoas. Também as crianças podem ter pressão alta. Costuma-se dizer que a pressão alta é uma doença?democrática?, porque ataca homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, idosos e crianças, gordos e magros, pessoas calmas e nervosas.
A pressão alta ataca os vasos. Todos eles são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão muito alta. Com isso, os vasos se tomam endurecidos e estreitados e podem, com o passar dos anos, entupir ou romper-se. Quando isso acontece no coração, o entupimento de um vaso leva à angina e pode ocasionar infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao ?derrame cerebral? ou AVC. Nos rins também pode ocorrer entupimento, levando à paralisação dos rins. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o controle da pressão alta.



Factos que importa conhecer sobre hipertensão

Existem alguns pontos-chave sobre hipertensão que qualquer pessoa deve conhecer.
A hipertensão é uma pressão sanguínea mais elevada do que 140/90 mmHg (milímetros de mercúrio).
Uma ou ambas as leituras podem ser elevadas, tanto a primeira, a leitura sistólica (a pressão à medida que o coração bombeia o sangue para todo o corpo) como a diastólica (como o coração relaxa e recarrega com sangue).
Fatores de estilo de vida modernos são responsáveis por uma carga crescente de hipertensão, nomeadamente a inatividade física, dietas ricas em sal com alimentos processados e gordurosos, consumo de bebidas alcoólicas e de tabaco.
A pressão arterial elevada também pode ser secundária a outras condições, como por exemplo a doença renal.
Hipertensão em si não causa sintomas, mas no longo prazo leva a complicações causadas pelo estreitamento dos vasos sanguíneos.
Os médicos devem diagnosticar a pressão arterial elevada ao longo de um determinado número de visitas usando um esfigmomanômetro, que envolve a aplicação de um manguito no braço.
Medidas corretivas ao estilo de vida são utilizadas pela primeira vez para tratar a pressão arterial elevada, e inclui a restrição de sal, a moderação de álcool e outras mudanças promovidas na dieta.
Um ou mais medicamentos  podem ser usadas no tratamento, a partir de um número de diferentes classes de hipertensão.